Somos todos aventureiros!

"Só alegria!" Frase que tu repetia. Este é o sentimento de ter convivido contigo.

 

Ontem, seu aniversário, nos falamos. Retornou minha ligação lá pelas 22h. Me contou que estava feliz, que o dia em família tinha sido ótimo, que estava se sentindo bem. Combinamos um almoço na segunda-feira. Lembrou que meu presente de aniversário fazia aniversário no porta-luvas do carro... O seu presente, aliás, está aqui separado: entregaria logo.

Vivemos de tudo juntos… e aprendi muito. Sobre ser artista e ser autêntico! Contigo, gravei dois discos, levei bronca, incentivo, chorei, ri; cozinhamos, comemos muito (e sempre bem), escutamos e fizemos música, fui consolado e consolei, fomos a shows, nos divertimos! Contigo, aprendi que a vida tem de ser leve, bem vivida.

Você era assim: grande presença, mas leve e divertida. Não passava despercebido e tampouco passava a mão na cabeça de quem fosse. Era direto, mas sabia o que falar para revelar o potencial de cada um!

Ah! Como esta vida tem cortes desavisados! Faz a gente pensar e ficar se perguntando... Talvez viver não seja para respostas, mas para aprendermos a fazer perguntas certas... Neste fim de semana visitei, com minha mãe e minha irmã, o Santuário de N. S. Aparecida. Um lugar imenso, uma imagem tão pequena e tanta força, tanta devoção, tanta energia depositada por tanta gente de fé... Hoje passei a tarde fazendo uma gravura para uma exposição; na imagem, som de 46 nomes com os quais a Hilda Hilst chamava Deus. Meses de pesquisa, mistura de imagem e som, corpo vira música, voz vira gravura, divino e sagrado se relacionam com humano e cotidiano. Forte, grande leve, simples.

Estava ansioso para te mostrar o projeto e saber sua opinião... Certa vez, você me disse que eu era um aventureiro, como você. Que gostávamos de desafios! Gostei disso... Pensando agora, acho que todo mundo deve ser aventureiro, alguns apenas não se deram conta: uma hora a gente tá aqui, de repente não tá mais… Vai pra onde? Continua? Acaba? Não sei, mas aprendi que o desafio é valer a pena, é ser leve, é ser só alegria.

Aprendi também que posso eternizar aqueles que amo nas boas lembranças e ensinamentos que carrego.

#ripmiranda #miranda